Entretenimento

Quais são as 7 maravilhas do mundo antigo e as 7 do mundo moderno?

As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica, cuja origem atribui-se a um pequeno poema do poeta grego Antípatro de Sídon. Das sete maravilhas, única que existe até hoje praticamente intacta é a pirâmide de Queops, construída há quase cinco mil anos. Outro documento que contém a lista é o livro De Septem Orbis Miracullis, do engenheiro grego Filão de Bizâncio.

Se você ainda não conhece as sete maravilhas do mundo antigo e nem as 7 do mundo moderno, iremos mostrar

1 – A grande Pirâmide de Gizé

Construídas no Egito há mais de 4 mil anos, é a única das sete maravilhas que resiste até os dias de hoje quase totalmente intactas. Elas foram erguidas para servirem de tumbas para as múmias dos faraós Queóps, Quéfren e Mequerinos.

2 – Jardins Suspensos da Babilônia

Construídos pelo nabucodonosor II, no século VI aC. Os jardins foram construídos em seus montes arborizados, sustentados por diversas colunas. O rei construiu o monumento apenas para presentear uma de suas esposas.

3 – A Estátua de Zeus

erguida no século V aC. em homenagem ao deus da religião grega. A estátua possuía 12 metros de altura em ouro e marfim, além de ser decorada com várias pedras preciosas. A estátua foi levada para Constantinopla e várias pessoas afirmam que foi destruída num incêndio no ano de 462.

4 – O templo de Ártemis

O Templo de Ártemis é considerado o maior templo da antiguidade, foi erguido em Efeso (atual Turquia) em homenagem a deusa grega Ártemis (da caça e protetora dos animais selvagens). Foi construída no ano de 550 aC.

5 – O Mausoléu de Halicarnasso

É um túmulo luxuoso feito pela rainha Artemísia II, no ano de 353 aC., sobre os restos mortais de seu marido, o rei Mausolo. Vários arquitetos, pintores e escultores famosos fizeram parte da construção desse mausoléu.

6 – O Colosso de Rhodes

construída em bronze, no ano de 280 AC, esta gigantesca estátua do deus grego Hélios ficava na entrada da ilha de Rodes. Possuía 30 metros de altura e pesava 70 toneladas. Na mão direita do deus Hélios havia um farol que servia de orientação para os navegantes que por ali passavam. Um terremoto no ano de 225 AC derrubou e jogou no fundo do mar o monumento.

7 – Farol de Alexandria

Construído no ano de 280 AC, a pedido de Ptolomeu, situava-se na ilha de Faros, próxima a cidade de Alexandria (Egito). Feita em mármore, possuía no topo um conjunto de espelhos que refletia a luz das chamas por, aproximadamente, 50 km.

As novas sete maravilhas do mundo foram uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original das sete maravilhas, idealizada por uma organização suíça chamada New Open World Corporation. A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas. No final do ano de 2005, a lista de monumentos inscritos contava com 200 integrantes e foi reduzida aos 77 mais votados pelo público. Felizmente o Brasil está incluído nessa lista, confira:

1 – Coliseu (Itália)

O Coliseu também pode ser conhecido como Anfiteatro Flaviano e é um dos principais símbolos de Roma. O Coliseu foi palco de várias lutas entre gladiadores e de massacres de cristãos e hoje conserva apenas uma parte de sua estrutura. Construído em 70 d.C., é uma das maiores construções do Império Romano.

2 – Chizén Itzá (México)

 

Chichén Itzá é uma Cidade Maia que se localiza na província mexicana de Lucatã. Compõe as estruturas da cidade a pirâmide de Kukulkan, o templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, formando um belo sítio arqueológico desta civilização.

3 – Machu Picchu (Peru)

Machu Pichhu, que significa velha montanha em quichua, é também uma das “cidades perdidas dos Incas”. A cidade é localizada no topo de uma montanha da cordilheira dos Andes , a incrivelmente 2400 metros de altitude, no vale do Urubamba, atual Peru. Hoje, a cidade perdida é um dos principais símbolos dos Incas, que foi destruído com a chegada dos espanhóis no século XVI.

4 – Cristo Redentor (Brasil)

Como todos sabem, o Cristo Redentor se encontra no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, construído em cima do morro do Corcovado. É o maior símbolo da cidade e também um símbolo do cristianismo brasileiro. O Cristo Redentor é o maior ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro e foi construído no dia 12 de outubro de 1931.

5 – Muralha da China (China)

A Grande Muralha foi construída por volta de 220 a.C., por determinação do primeiro Imperador Chinês. Qin Shihuang, da dinastia Qin. A muralha foi construída com a intenção de proteger o império chinês, estendendo-se por cerca de três mil quilômetros.

6 – As Ruínas de Petra (Jordânia)

Petra é um importante enclave arqueológico da Jordânia, no Oriente Médio. A cidade prosperou durante os Impérios Romano e Bizantino, mas dois terremotos acabaram com a cidade, sendo segundo terremoto em 551 d.C.

7 – Taj Mahal (Índia)

O Taj Mahal é situado em Angra, uma pequena cidade na Índia, e é nada mais que um grande mausoléu. O Taj Mahal foi construído entre 1630 e 1652, foi feito de mármore branco por ordem do imperador Shan jahan, em memória de a sua esposa, Aryumand Banu Begam. O Tja Mahal também o conhecido como uma das maiores provas de amor do mundo, contendo inscrições retiradas  do alcorão e incrustado de pedras semipreciosas.

E aí amigos, o que acharam da nossa matéria? Comentem aqui pra gente!

Comentários

CONTINUAR LENDO
To Top